Mece´s
Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística
Qual o papel do Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística na Comunidade?
A palavra ministério (do latim, ministerium ) significa serviço “função servil” e todo cristão é chamado a servir, é como uma espécie de prestação de serviços a indivíduos e grupos, por parte de uma pessoa que o faz de modo espontâneo e organizado.
Existem 2 tipos de ministérios:
-
Ministérios Ordenados – aqueles que recebem o Sacramento da Ordem: Diácono, Padre e Bispo.
-
Ministérios não Ordenados – É certo que ao lado dos Ministérios Ordenados, a Igreja reconhece também o lugar dos Ministérios não Ordenados que são aptos para assegurar um especial serviço da mesma Igreja. São os que têm como base o batismo e a crisma.
Ministério
É um serviço prestado à comunidade, respondendo a uma necessidade duradoura ou permanente desta comunidade. A pessoa que tem esta função representa a própria comunidade, agindo em nome dela, mas com muita cautela, longe de ser autoritário, longe de exercer poder. O ministro deverá conscientizar-se de que a sua preocupação está votada para uma relação intima entre o ministério e a comunidade. Ele carregará consigo, que o ministério é estar a serviço da comunidade, isto é, de todos os cristãos, tornando essa comunidade mais ativa, mais missionária.